Sou cidadão e cidadã do mundo



👉Notícia 20

Nikolai Vavilov: o primeiro guardião da biodiversidade vegetal.

Foi o primeiro cientista a perceber que para salvar a humanidade da fome , era imperativo conservar a biodiversidade genética das plantas cultiváveis do mundo inteiro em “Bancos de Sementes”. Ironicamente, morreu de fome na prisão durante o estalinismo.

Tarefas: 
1 - Quais foram as áreas de conhecimento e de trabalho de Nikolai?
2 - Como foi a sua infância?
3 - Onde foi criado o primeiro banco de sementes do mundo?
4 - Em que consiste o Grande Cofre Forte de Sementes Global de Svalbard?
5 - Pesquisa qual está a ser o contributo de Portugal para este banco de 
    sementes.
6 - Durante quanto tempo são viáveis as sementes que são colocadas neste 
    frigorífico gigante? Explora esta problemática e as respetivas consequências.


👉Notícia 19

As sementes estão a perder biodiversidade e são mais dependentes das grandes multinacionais.

Podcast em Português - Entrevista na rádio - P24 - Jornal Público


👉Notícia 18

Reciclagem de metais (e muitos outros resíduos) - Ambi Group

Tarefa: 1 - Abre o site da Ambigroup e indica todo o tipo de resíduos que esta  
                empresa recicla. 
           2 - Quantas toneladas por ano são recicladas por cada tipo de resíduo?
           3 - Para onde são reencaminhados todos esses materiais reciclados?
                

👉Notícia 17

Portugal já rejeitou este ano 191 mil toneladas de resíduos de outros países. Lixo para aterro mais caro em setembro.



Tarefa: 
1 - Efetua uma pesquisa dos países que mais exportam resíduos / lixo 
     para outros países. E tenta encontrar uma explicação para esta  
     necessidade.
 2 - Efetua uma pesquisa para encontrar os motivos por que Portugal  
      tem recebido, ou ainda continua a receber, resíduos de outros países.

👉Notícia 16

Enviar resíduos para aterro vai ficar mais caro na fatura da água.



Tarefa: 
1 - Quais os resíduos que podem ir para um aterro? Por quê?
2 - Quais os resíduos que não devem ir para um aterro? Por quê?
3 - Observa a imagem anterior e diz o que encontras de errado nela.
4 - Indica duas possíveis consequências desta medida do governo, uma 
     menos boa e uma boa. A leitura da notícia ajuda na resposta.

👉Notícia 15

Águias morrem de envenenamento por chumbo e ninguém fala sobre isso.



Tarefa
1. Indica a espécie de águias assinaladas na notícia.
2. De que forma é que elas ingerem o chumbo?
3. Quais as consequências da ingestão do chumbo nas águias?
4. Qual é a solução apontada na notícia para esta situação?
5. Que solução gostarias, tu, que fosse implementada?
👉Notícia 14

Quercus enumera 7 pecados ambientais de Portugal no dia da Terra - 22 de abril

Tarefa

1 - Escolhe um dos problemas, assinalados pela Quercus e elabora uma reflexão sobre o tema com cerca de 15 linhas. 

👉Notícia 13

Agricultura biológica


Tarefa: 

1 - Assinala as vantagens da Agricultura Biológica e indica se, nos tempos atuais, este tipo de agricultura pode ser um problema.


👉Notícia 12

Oceanos tropicais podem entrar em colapso dentro da próxima década.


Tarefa:

1 - Indica onde está localizada a Grande Barreira de Coral.
             
2 - O que é o branqueamento em massa do recife da Grande Barreira de Coral?
             
3 -  Explica o que significa os oceanos tropicais entrarem em colapso.


👉Notícia 11

COVID-19. Praia espanhola foi desinfetada com lixívia e matou toda a vida no areal


Tarefa:

1 - Mostra no mapa onde se localiza a praia da notícia.

2 - Pesquisa o nome de substâncias que podem ser utilizadas para desinfetar superfícies contaminadas com vírus.

3 - Pesquisa que seres vivem normalmente num areal.

4 - Quais os seres assinalados na notícia que foram afetados?

5 - Que solução proporias para esta situação?



👉Notícia 10

Público: Manifesto por uma recuperação económica justa e sustentável em Portugal


Tarefa: 

1 - Relaciona o conceito de sustentabilidade com as desigualdades económicas e a justiça.
            
2 - Qual a necessidade de se mudar o paradigma da forma como as empresas gerem os seus negócios?
            
3 - O que consideras ser uma atividade económica de futuro?
            
4 - Indica alguns setores de atividades que consideras não serem sustentáveis.
           
5 - Indica várias áreas de atuação cujo investimento pode levar a uma recuperação económica justa e sustentável.
            
6 - Por que é difícil unir toda a sociedade portuguesa ( ou mesmo mundial) numa atuação que tenha objetivos sustentáveis que leve a uma 





👉Notícia 9 


Carta de Princípios da ReAlimentar




Tarefa:

1- Lê atentamente os princípios 6 e 9 e efetua uma análise dos fatores que levaram à sua, necessária,  formulação. Relaciona a tua resposta com factos que podes observar no teu dia-a-dia.



2 -  Explica por que podem estar em causa, na sociedade globalizante atual,os princípios 2 e 5, "O princípio do direito dos povos a decidirem e a gerirem os seus próprios sistemas agrícolas e alimentares;" e "O princípio do uso e gestão da terra, territórios, água, sementes, animais e biodiversidade nas mãos e ao serviço das comunidades locais;"



👉Notícia 8


Um olhar que podia ter sido fatal para Joel Sartore


Tarefa:





1 - Identifica num mapa onde fica o Uganda.





2 - Identifica o nome do vírus que existe numa gruta de morcegos raposas-voadoras-comuns no Uganda.





3 - Quais as consequências de se ser infetado por esse vírus?





4 - Por que é que o guano fresco, dos morcegos, ao cair nos olhos, pode cegar uma pessoa?





5 - Pesquisa como é que a Leishmaniose mucocutânea pode ser apanhada e quais as consequências na saúde da pessoa.





6 - Explica os pormenores da quarentena voluntária que o fotógrafo cumrpiu na sua própria casa.

    👉 Notícia 7

 Os minúsculos seres que sequestram algas

Tarefa: 





1 - Como se denominam estes seres vivos que sequestram algas?





2 - Qual é a outra palavra usada na notícia em vez de sequestrar?





3 - Qual é a alga que é sequestrada?





4  - Como se denomina esta relação entre este animal marinho e as algas? Descreve esta relação.





5 - Em que praia do Algarve foi  efetuada esta investigação?





6 - Que conclusão tirou a engenheira biológica Liliana Carvalho, desta investigação?



Reciclagem do óleo usado






Tarefa: 






1 - Quantos pontos de recolha de óleo usado existem em Portugal?





2 - Qual foi o produto que o investigador Mário Silva, conseguiu obter a partir do óleo usado?




3 - A percentagem de óleo usado nas velas é de 80%. Quais são as outras substâncias que se acrescentam ao óleo usado para fazer as velas?




4 - Quantas velas conseguimos fazer com 1 litro de óleo?


👉Notícia 5

13 Condições que permitem a vida na Terra

Tarefa: 



1 - Indica quais são as 13 condições que permitem a vida na Terra.





2 - Em qual das condições está incluído o oxigénio? Como se produziu o oxigénio?






3 - Em qual das condições está incluída a água no estado líquido? Explica a tua escolha.





4 - A Terra é protegida por um campo magnético. Indica como este foi originado. 





5 - O que contém as regiões perigosas da nossa Galáxia?






👉Notícia 4


Lê a notícia e analisa o esquema seguinte.



Tarefa: 



1 - Qual a cor de uma superfície que reflete mais luz, e consequentemente calor?



2 - Qual a cor de uma superfície que absorve mais luz, e consequentemente calor?



3 - Qual a percentagem de luz / calor absorvida pelo gelo? Explica esse valor.



4 - Qual a percentagem de luz / calor absorvida pelo mar aberto? Explica esse valor.



5 - Se o gelo estiver com sujidades a sua cor fica mais clara ou mais escura? Quais as consequências dessa diferença de cor?



👉Notícia 3


Pistas para a economia circular em Portugal




Tarefa: 






1 - "Da roupa às pilhas ou cadeiras: utilize a economia circular para uma maior sustentabilidade". Relaciona o conceito de economia circular com o conceito de sustentabilidade.






2 - Dá um exemplo completo de economia circular a partir de um determinado material ou objeto.





👉Notícia 2




Descoberta uma nova espécie de anfípode a 6900 metros de profundidade, nas Fossas das Marianas... contaminada com plástico!



Tarefa: 



1 - Verifica num mapa onde ficam as Fossas das Marianas, e pesquisa a profundidade máxima destes abismos submarinos.




2 - Indica o nome científico e vernáculo da espécie encontrada.




3 - Efetua uma reflexão sobre o facto do plástico já ter entrado na cadeia alimentar de seres vivos que se encontram a profundidades tão grandes nos oceanos.






👉Notícia 1

Poderá uma bactéria servir de escudo antivírus?








Comentários

Enviar um comentário

Dê-nos a sua opinião ou uma sugestão. Desde já o nosso obrigada.